Seguidores

sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Força tarefa quer reduzir o índice de casos de malária em Oiapoque

Reconhecida como grave problema de saúde pública, a malária é uma doença infecciosa , que causa febre aguda transmitida por meio da picada da fêmea infectada do mosquito do gênero anófeles. O número de casos da doença aqui no Estado chegou a 11.290 infectados até o final do mês passado. O aumento de casos na região fez com que a Coordenadoria Estadual de Vigilância e Saúde montasse uma força tarefa para o combate da doença. A região alvo da ação é o município de Oiapoque onde 4 .506 pessoas foram diagnosticas com a doença.

Uma pessoa morreu vítima da doença este ano na região de Oiapoque. A força tarefa vai contar com o apoio do Exército Brasileiro, Prefeituras de Macapá, Oiapoque e Santana, além da Funasa. A malária é uma doença que tem cura e o tratamento é eficaz, simples e gratuito, mas pode evoluir para suas formas graves em poucos dias se não for diagnosticada e tratada de forma rápida e adequada, principalmente nas infecções causadas pelo gênero plasmodium falciparum.

O uso de mosquiteiros, roupas que protejam pernas e braços, telas em portas e janelas, e de repelentes, são as algumas das maneiras indicadas para se prevenir da picada do mosquito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário