Seguidores

quarta-feira, 13 de maio de 2009

Construtores cobram nova planilha de custo para licitações no Amapá

O Sindicato da Construção Civil no Amapá (Sindconap) cobrou, nesta segunda-feira, da Secretária de Estadual de Infra-estrutura (Seinf) que uma nova planilha de custos seja implantada pelo órgão, até o final de 2009. Conforme o Sindconap, a burocracia e a defasagem dos preços são alguns dos problemas que tem afastado as empresas.
De acordo com o presidente do Sindconap, Roberto Luiz Chaves, As planilhas da Caixa Econômica Federal (CEF/AP) têm como base pesquisas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE/AP) que levam em consideração insumos, encargos sociais, mão-de-obra, mas o problema é que estes custos são totalmente diferentes da realidade amapaense.
-No mês passado, a licitação para as obras do Estádio Milton de Souza Correia, o Zerão, não atraiu nenhum interessado. Os serviços estão paralisados desde maio de 2008. Outras seis obras do setor turístico, no interior do Estado, também não chamaram a atenção das construtoras. Até as chuvas deste período devem ser levadas em consideração pela CEF ao elaborar as planilhas locais, disse Roberto Luiz Chaves.
Segundo o titular da Seinf, Alcy Matos, o órgão apresenta dificuldades para realizar as licitações por conta dos valores estipulados pelo Sistema Nacional de Preços.
- Os editais de para licitações no Estado serão relançados com mudanças na tabela de valores. Estamos estudando, junto com Sindconap, Governo do Estado (GEA) e técnicos da CEF, para definir os novos valores que deverão ser praticados no Amapá e demais Estados da Região Norte, afirmou Alcy Matos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário