Seguidores

segunda-feira, 11 de maio de 2009

Região Sul no meio do mundo

Mostra Cultural apresentará à sociedade amapaense as variedades das tradições da Região Sul do país.

Música, teatro, dança, culinária, uma verdadeira aula de geografia e história sobre a Região Sul. Trata-se da IV Mostra Cultural Seama que anualmente apresenta uma região brasileira e nesta edição traz para o meio do mundo a Região Sul e seus costumes.


Os macapaenses terão a oportunidade de conhecer toda a cultura sulista em um único lugar. Nos dias 14 e 15 de maio acontecerá a VI Mostra Cultural da Faculdade Seama. O evento reunirá todas manifestações artísticas, folclóricas e culturais da Região Sul do Brasil no Sanbódromo.


Segundo a Coordenadora de Extensão, Ana Lídia Alves, a Mostra apontará para a comunidade amapaense a cultura de forma criativa. Entre as novidades está a escolha do local para a realização do evento: o Sambódromo.


“Queremos fomentar pelas várias apresentações as atividades culturais da Região Sul. Além disso, iremos assumir a arte como uma forma de identificação, de formação e ação dos alunos e professores no processo de construção de uma identidade individual e coletiva”, explica.

Atrações

Durante os dois dias, os visitantes da Mostra “viajarão” pelos três estados da Região Sul (Paraná, Santa Catarina) e degustar os melhores pratos e os tradicionais vinhos desta região. Conhecer o preparo do chimarrão, saber sobre as tradicionais cavalgas da serra gaúcha e sentir de perto a Festa da Uva que acontece no Município de Caxias do Sul.


Além dessas manifestações culturais, os participantes da Mostra poderão assistir no dia 14 de maio o show gratuito do cantor Gaúcho da Fronteira que, com suas canções bem humoradas e dançantes, mostrará aos macapaenses a cultura musical de gaúcho.


“Queremos que os participantes da Mostra se sintam verdadeiramente na Região Sul do país. Todos os projetos que serão apresentados por nossos acadêmicos faz alusão às tradições desta região e para que tudo fique bem gauches, o Gaúcho da Fronteira comandará o show”, finaliza a coordenadora de extensão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário