Seguidores

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Acordo inédito contribuirá para redução de conflitos trabalhistas

Os bancos associados à FENABAN – Federação Nacional dos Bancos - e os sindicatos ligados à Contraf/Fetec assinam hoje, um inovador acordo de Prevenção de Conflitos no Ambiente de Trabalho. O acordo, o primeiro envolvendo uma categoria nacional, é resultado da cooperação entre as instituições financeiras e seus trabalhadores.

O documento prevê que os bancos disponibilizem canais seguros de comunicação, tais como e-mail, sistema de mensagens e contato telefônico via 0800, por meio dos quais os funcionários poderão manifestar eventual insatisfação em relação a conflitos de qualquer natureza no ambiente de trabalho, tais como discriminação, questões não resolvidas, assédio sexual e moral. O trabalhador poderá encaminhar sua demanda diretamente ao banco ou por meio do sindicato.

As reclamações, vale ressaltar, terão, obrigatoriamente, de tratar de casos concretos, em que haja identificação do fato e do local. O autor da denúncia poderá preservar seu anonimato.

O principal objetivo é, ao primeiro sinal de ocorrência desse tipo de situação, tomar providencias para evitar que o fato se concretize.

Os bancos signatários do acordo são: Bradesco, HSBC, Itaú Unibanco, Santander, Citi, Safra, BICBANCO, Banco Votorantim e CAIXA.

“Em caso de conflito, se o trabalhador não se sentir atendido no estabelecimento ou pelo seu gestor, tem um canal para manifestar sua insatisfação diretamente ao banco ou via sindicato. Com isso, teremos um ambiente de trabalho mais saudável, mais cooperativo e, consequentemente, mais produtivo. Ganham os bancos, ganham os bancários e ganha a sociedade”, destaca o diretor de Relações do Trabalho da FENABAN, Magnus Ribas Apostólico.

FEBRABAN

Diretoria de Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário