Seguidores

segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Ipem fiscaliza postos de combustíveis em Macapá e Santana

Técnicos do Instituto de Pesos e Medidas do Amapá (Ipem/AP) iniciaram nesta segunda-feira, 9, a verificação periódica de bombas medidoras de combustível líquido nos postos de Macapá e Santana. Durante a ação, as bombas de combustível devem estar de acordo com as normas estabelecidas pelo Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro).

Na fiscalização, será verificado o lacre da bomba, seguido de ensaio de medição e determinação de erros, utilizando-se para isso um padrão de 20 litros. No ensaio, é feita a comparação preços e quantidade com o que marca o mostrador da bomba para observar o funcionamento correto do instrumento.

Segundo o diretor técnico do Ipem, Raimundo Gaudêncio, em caso de irregularidades os postos recebem um auto de infração, documento relatando as falhas encontradas pelos fiscais.

"O proprietário tem dez dias para apresentar defesa junto à superintendência do instituto" diz Gaudêncio.

Dicas para o consumidor

-Chegando ao posto de gasolina, certifique-se de que a bomba de combustível , onde será realizado o abastecimento do seu carro, esteja marcando "zero", no visor relativo aos litros e valor a pagar.

-Observe se o valor total a pagar está compatível com a relação: valor por litro x litros abastecidos.

-Fique atento à marca de verificação e ao lacre na bomba. Ele é a certeza de que o posto está com os aparelhos aptos a fornecer, com precisão e segurança, combustível ao consumidor.

Fonte: Cristiane Mareco - Assessora de Comunicação Social do Governo

Nenhum comentário:

Postar um comentário