Seguidores

segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Porto Grande e Oiapoque vão receber um importante aliado no combate à malária


Em 2011, o Amapá registrou 18.122 casos de malária, 2.700 casos a mais que em 2010, quando foram confirmados 15.388 casos da doença no Estado. As cidades com maior incidência da doença são Porto Grande, onde 2.618 pessoas contraíram a doença em 2011, e Oiapoque, onde a malária fez 5.474 vítimas. Se comparados com 2010, houve aumento no número de casos. Em Porto Grande, foram 1.994 e em Oiapoque, 5.329

As ações de combate à doença são de responsabilidade dos municípios. Ao Estado, cabe a capacitação e fornecer suporte às prefeituras. Com a chegada do inverno, as ações serão intensificadas, principalmente em Porto Grande e Oiapoque.

As duas cidades vão receber um importante aliado no combate à doença. O Ministério da Saúde, através do Fundo Global de Luta Contra a Aids, Tuberculose e Malária, enviou 66 mil mosquiteiros impregnados com uma substância capaz de matar o mosquito transmissor em até três minutos. Os mosquiteiros, que vieram da Indonésia, já estão no porto de Belém e devem ser liberados pela alfândega no dia 11 de janeiro.

O Ministério da Saúde anunciou a liberação de R$ 15 milhões para serem investidos na implementação dos mosquiteiros. Os recursos são para 47 cidades, de seis Estados da região norte, consideradas endêmicas.

*A imagem acima é meramente ilustrativa.

Texto: Gilberto Pimentel.
Edição de Texto: Wellington Costa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário